Visualizações do Blog

Publicidade

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

SIEVE - Monitoramento de preços para fornecedores.

Por Adriana Ribeiro

Já falamos aqui no Blog sobre as Startups, leia um trecho da nossa matéria sobre o assunto. 

"Uma Startup se caracteriza por ser uma empresa de pequeno porte, ainda em fase inicial ou de implantação, mas que tem um grande potencial para crescer rapidamente através de um produto, tecnologia ou serviço inovador. O modelo de negócio de uma startup precisa ser capaz de oferecer o mesmo produto ou serviço em escala, além de conseguir evoluir progressivamente. 

Geralmente, as pessoas que comandam uma startup são mais flexíveis e precisam ter um forte espírito empreendedor, pois a empresa começará em um ambiente de incertezas quanto ao seu futuro no mercado e a sua duração. O lado bom de começar uma startup é a possibilidade de contar com a parceria de investidores que buscam empresas desse tipo, por acreditarem em suas ideias e na futura geração de lucro para todos os lados envolvidos." Veja a matéria completa: http://empreendaouenlouqueca.blogspot.com.br/2013/07/startups-entenda-melhor-o-que-e-uma.html

Logomarca da Sieve
Achei importante começar com a definição do conceito de Startup, pois nossa matéria vai falar de uma empresa que teve uma ideia inovadora e iniciou suas operações nesse formato de negócio. A empresa Sieve, que significa "peneira" em inglês, é uma Startup que monitora os preços da concorrência para fornecedores através da extração de dados na web. E tudo isso começou com um trabalho de conclusão de curso, o temido TCC, vamos conhecer mais essa história? ;)

Conversamos com o CEO da SieveLuis Vabo Jr., e ele nos contou que a necessidade de empreender surgiu imediatamente ao realizar um trabalho de conclusão de curso de um curso de informática para a PUC-Rio, "meu sócio Felipe Salvini .... desenvolveu um robô capaz de extrair grandes quantidades de dados da internet", comenta, e identificaram ali uma oportunidade "um problema real no mercado do e-commerce brasileiro: as lojas virtuais não tinham acesso rápido às informações de preços e disponibilidades dos produtos que eram vendidos pelos concorrentes. Então, criamos uma ferramenta web que permite que as lojas virtuais e fabricantes consigam monitorar sistematizadamente os seus concorrentes", diz Luis.


Luis Vabo Jr. CEO da Sieve
A ideia foi parar na Incubadora Genesis da PUC-Rio, que apóia empreendimentos inovadores nas áreas como artesanato, áudio, vídeo e mídia digital, automação, design, editorial, energia e petróleo, entretenimento, gestão do conhecimento, jóias e acessórios, logísticas e geoprocessamento, meio ambiente, moda, serviços especializados, tecnologia da informação, telecomunicações e turismo. O instituto atua como laboratório de aplicação de conhecimento e prepara empreendimentos a partir da convergência das ideias geradas pelos alunos e professores e da pesquisa feita na universidade, gerando um intercâmbio de conhecimentos. Depois disso, Luis comenta que foram criados 3 protótipos que validaram as hipóteses do negócio "até que chegamos no produto final, que vem sendo evoluído desde então".

Prêmio na categoria de Inovação no E-commerce Brasil 2013 para Luis Vabo Jr.
Em 2010 a empresa surgiu com o investimento inicial que foi dado pelo sócio Felipe Salvini, depois de seis meses eles receberam um investimento-anjo. Esse termo é originário dos Estados Unidos conhecido como Angel Investor ou Business Angel, é efetivado por uma pessoa física que se interessa geralmente por uma startup e normalmente tem uma participação pequena no negócio, porém não tem uma posição executiva na empresa, mas colabora com o empreendedor quanto ao seu conhecimento, experiência e relacionamento, além dos recursos financeiros. Um ano depois a Sieve recebeu outro investimento, sendo esse de capital de risco. 

Banner da Sieve
Luis disse que o lado bom de empreender é poder resolver um problema claro, "seja de um consumidor ou empresa, e que sua dedicação e esforço está fazendo a diferença na vida de alguém", mas o lado ruim é o risco inicial que se tem ao tomar uma decisão "mas que logo você percebe que vale a pena porque o seu sonho é grande e você tem muita vontade e paixão por fazer acontecer", diz Luis.

Nosso entrevistado deixou uma mensagem bem legal para vocês, futuros empreendedores!

A mensagem que eu deixo é: tenham um sonho grande, procurem uma ou duas pessoas que te complementem para serem seus sócios, tenham FOCO na proposta de valor que resolva um problema claro e façam do jeito certo, pois desta forma você terá um sentimento maravilhoso quando os resultados começarem a aparecer. 

Gostaram pessoal? Deixem seus comentários! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário