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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

AVATIM - Sinto cheiro de negócio bom!

Por Adriana Ribeiro

Segundo o Instituto Euromonitor, o Brasil ficou em primeiro lugar no consumo de desodorantes e fragrâncias em 2012. O setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) faturou cerca de 43 bilhões de dólares, em 2011.

Podemos associar esse crescimento ao interesse das ações de marketing olfativo das marcas. Essa ferramenta é um recurso muito promissor pelo fato de associar um determinado aroma a marca e assim fidelizar o consumidor àquele produto, aponta Gabriel Rossi em entrevista para o portal Administradores. “Mais do que qualquer outra experiência sensorial, os cheiros que nos cercam induzem emoções e comportamentos que, muitas vezes, não são conscientemente percebidos”, comenta Rossi.

Rossi também afirma que quando a indústria adota o recurso de aromatizar os produtos ou embalagens, por exemplo, faz com que seja criando um vínculo emocional com o consumidor. O marketing olfativo permite que a marca esteja no dia a dia do cliente.

Foto dos produtos Avatim retirada do facebook da empresa
Pensando em todas as informações apresentadas logo acima, nosso Blog quer apresentar uma nova ideia de negócio, a das fragrâncias. Por isso trouxemos hoje a história da empresa Avatim.

Em 2002 a empresa de aromatizantes Avatim foi criada de olho no marketing sensorial ou mais precisamente na sua vertente, o marketing olfativo. No início o foco do negócio era nas consultorias olfativas e na aromatização de ambientes. Seu primeiro produto, o Perfume para Interiores, fez tanto sucesso que 14 meses depois eles já ofereciam mais de 30 fragrâncias diferenciadas e mais quatro para a Água Perfumada Para Roupas, sendo sua primeira expansão na linha de produtos.

Hoje a empresa tem mais de 400 itens diferentes em seu portfólio e em 2009 inaugurou sua primeira "loja conceito" que vem sendo usada pelas demais lojas da marca.

Decoração interna de uma das lojas da Avatim
Avatim fabrica seus próprios produtos de perfumaria, ambiência, higiene pessoal e relaxamento em Ilhéus, na Bahia. A distribuição é feita através de lojas próprias, franqueadas, pontos de venda e revendedores autorizados, que ao todo somam mais de 400 pontos de distribuição em todo o país.

Além dos produtos fabricados pela Avatim, também são oferecidos serviços de personalização, ou seja, você pode ter produtos diferenciados com o nome da sua empresa. Grandes marcas já são antedidas como a Petrobras, TAM, Toyota, Chevrolet e Telefônica.

Outro dois serviços oferecidos é o desenvolvimento de fragrâncias únicas com embalagens e acabamentos exclusivos. Hoje a Any Any, Copacabana Palace e Ellus são algumas das marcas atendidas com essa exclusividade. O outro serviço é o atendimento à hotelarias com preços exclusivos.


Vista interna da loja padronizada da Avatim
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