Segundo o Instituto Euromonitor, o Brasil ficou em primeiro lugar no consumo de desodorantes e fragrâncias em 2012. O setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) faturou cerca de 43 bilhões de dólares, em 2011.
Podemos associar esse crescimento ao interesse das ações de marketing olfativo das marcas. Essa ferramenta é um recurso muito promissor pelo fato de associar um determinado aroma a marca e assim fidelizar o consumidor àquele produto, aponta Gabriel Rossi em entrevista para o portal Administradores. “Mais do que qualquer outra experiência sensorial, os cheiros que nos cercam induzem emoções e comportamentos que, muitas vezes, não são conscientemente percebidos”, comenta Rossi.
Rossi também afirma que quando a indústria adota o recurso de aromatizar os produtos ou embalagens, por exemplo, faz com que seja criando um vínculo emocional com o consumidor. O marketing olfativo permite que a marca esteja no dia a dia do cliente.
Foto dos produtos Avatim retirada do facebook da empresa |
Em 2002 a empresa de aromatizantes Avatim foi criada de olho no marketing sensorial ou mais precisamente na sua vertente, o marketing olfativo. No início o foco do negócio era nas consultorias olfativas e na aromatização de ambientes. Seu primeiro produto, o Perfume para Interiores, fez tanto sucesso que 14 meses depois eles já ofereciam mais de 30 fragrâncias diferenciadas e mais quatro para a Água Perfumada Para Roupas, sendo sua primeira expansão na linha de produtos.
Hoje a empresa tem mais de 400 itens diferentes em seu portfólio e em 2009 inaugurou sua primeira "loja conceito" que vem sendo usada pelas demais lojas da marca.
Decoração interna de uma das lojas da Avatim |
Além dos produtos fabricados pela Avatim, também são oferecidos serviços de personalização, ou seja, você pode ter produtos diferenciados com o nome da sua empresa. Grandes marcas já são antedidas como a Petrobras, TAM, Toyota, Chevrolet e Telefônica.
Outro dois serviços oferecidos é o desenvolvimento de fragrâncias únicas com embalagens e acabamentos exclusivos. Hoje a Any Any, Copacabana Palace e Ellus são algumas das marcas atendidas com essa exclusividade. O outro serviço é o atendimento à hotelarias com preços exclusivos.
Vista interna da loja padronizada da Avatim |
Nenhum comentário:
Postar um comentário