Doce da Thata Brigadeiros |
Você já imaginou consumir 12 kg de chocolate por ano? Pois na Alemanha isso é realidade e na Argentina o consumo chega a 5 kg. No Brasil somos o terceiro maior produtor e o quarto maior consumidor de chocolates e, por incrível que pareça, só consumimos 2,2 kg no mesmo período. São os dados do último balanço da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB).
A ABICAB também aponta a produção de 228.212 toneladas de chocolate no Brasil no primeiro trimestre de 2012, 4,2% maior comparando com o mesmo período em 2011. Esse aumento do consumo é devido principalmente ao aumento do poder de compra das classes C, D e E.
Muitos empreendedores já perceberam isso, não é a toa que a rede de chocolates Cacau Show é a quinta maior franquia do Brasil em quantidade de unidades, 1.402, e a primeira dentro do segmento de chocolates, segundo o Portal do Franchising. E sabemos que onde há concorrência tem que haver um diferencial para se destacar.
Os chocolates finos nas versões premium, artesanais e gourmet crescem a cada dia, buscando uma diferenciação dos chocolates industriais. A ABICAB aponta um crescimento das vendas desse tipo de chocolate em torno de 2%, o que mostra o potencial de mercado para o crescimento desse segmento.
Logomarca da Thata Brigadeiros |
Visando esse mercado e essa diferenciação que escolhemos uma loja de doces goumert, a Thata Brigadeiros, para contar a sua história aqui. Entrevistamos com exclusividade a fundadora da loja, a Thata, Tatiane Costa Silva.
Tatiane conta que desde pequena sempre teve um envolvimento com finanças e que tudo começou quando decidiu guardar os antigos "passes", que na época usava para pagar a tarifa do transporte público, no seu "Banco da Thata", uma caixa de sapatos que escondia no seu quarto. Sua intenção era um dia ter muito dinheiro.
A Thata cresceu e se formou em comunicação social, quando decidiu resgatar a ideia de ter seu próprio negócio. E a vontade de ter algo relacionado a doces é antiga, desde muito pequena Tatiane conta que fugia para a casa de uma amiga e que passavam horas fazendo e raspando brigadeiros no fundo da panela. Ela diz que essa ligação com doces é e deve ser um motivo para festejar, "qual a criança que não gosta de doces? de ter uma mesa com docinhos para dividir com os amigos que tanto gosta?", conta. Ela traduz essa teoria em marketing, "faço brigadeiro não apenas pra mim, faço pra manter viva essa sensação inexplicável! o meu produto é brigadeiro, mas eu ofereço o inexplicável sempre!".
A Thata Brigadeiros começou depois de muita motivação de amigos, pesquisas de receitas, uma pós graduação, busca de orientação no Sebrae, em blogs e também ajuda do sogro, que também é empresário e a auxiliou muito. Além do marido, Cesar Maia.
Tatiane alerta que ainda é complicado abrir um negócio próprio no Brasil, pois segundo ela, não há incentivo, "acredito que talvez fosse mais fácil se houvesse uma carta de crédito, com banco nacional e mais incentivo nos impostos". Para iniciar seu empreendimento, Tatiane, teve que contar com suas reservas que mantinha dentro de um fundo de capitalização, que rendeu e a ajudou a abrir a loja. "Infelizmente não pude contar com bancos e nem parceiros. Hoje a empresa gira sem dívidas o que me deixa tranquila, e busco o payback e assim continuar o empreendimento mesmo que lento, mas com suas próprias pernas, estou muito confiante de que é possível sim, e pra isso estou lutando a cada dia".
Com 7 meses de existência, a loja da Thata Brigadeiros tem mais de vinte opções de sabores de brigadeiros entre tradicional e os mais refinados. Tatiane comenta que o labo bom de empreender é se sentir realizada, "saber que foi você que desenhou, mesmo que em um papel de guardanapo, ou em várias páginas de caderno, não importa, é a sua visão de mundo, é o que está dentro de você". E que o lado ruim é não saber dizer não e ser o centro das atenções, "os brancos e os esquecimentos, as reuniões e imprevistos também são coisas ruins, mas administráveis", comenta.
Além das perguntas que fizemos para a Tatiane, pedimos que ela deixasse uma mensagem para os nossos leitores e segue:
"Eu indico um livro chamado Pai Rico Pai Pobre, que, sem dúvida, é a história que motiva qualquer empreendedor e me motivou muitas vezes em diversos caminhos dentro do ônibus para ir à faculdade. Com essa leitura o tempo se tornava relativo, e a inércia passava quase que despercebida".
Se você se animou com essa história de hoje e quer se atualizar, nosso Blog indica: o Senac oferece um curso de Brigadeiro Gourmet, os alunos se capacitarão na preparação de brigadeiros tradicionais e gourmet utilizando ingredientes diferenciados, além de aprender a manipular os alimentos.
Gostaram? Divulguem e compartilhem com os amigos! ;)
Tatiane conta que desde pequena sempre teve um envolvimento com finanças e que tudo começou quando decidiu guardar os antigos "passes", que na época usava para pagar a tarifa do transporte público, no seu "Banco da Thata", uma caixa de sapatos que escondia no seu quarto. Sua intenção era um dia ter muito dinheiro.
A Thata cresceu e se formou em comunicação social, quando decidiu resgatar a ideia de ter seu próprio negócio. E a vontade de ter algo relacionado a doces é antiga, desde muito pequena Tatiane conta que fugia para a casa de uma amiga e que passavam horas fazendo e raspando brigadeiros no fundo da panela. Ela diz que essa ligação com doces é e deve ser um motivo para festejar, "qual a criança que não gosta de doces? de ter uma mesa com docinhos para dividir com os amigos que tanto gosta?", conta. Ela traduz essa teoria em marketing, "faço brigadeiro não apenas pra mim, faço pra manter viva essa sensação inexplicável! o meu produto é brigadeiro, mas eu ofereço o inexplicável sempre!".
Doces da Thata Brigadeiros |
Tatiane alerta que ainda é complicado abrir um negócio próprio no Brasil, pois segundo ela, não há incentivo, "acredito que talvez fosse mais fácil se houvesse uma carta de crédito, com banco nacional e mais incentivo nos impostos". Para iniciar seu empreendimento, Tatiane, teve que contar com suas reservas que mantinha dentro de um fundo de capitalização, que rendeu e a ajudou a abrir a loja. "Infelizmente não pude contar com bancos e nem parceiros. Hoje a empresa gira sem dívidas o que me deixa tranquila, e busco o payback e assim continuar o empreendimento mesmo que lento, mas com suas próprias pernas, estou muito confiante de que é possível sim, e pra isso estou lutando a cada dia".
Com 7 meses de existência, a loja da Thata Brigadeiros tem mais de vinte opções de sabores de brigadeiros entre tradicional e os mais refinados. Tatiane comenta que o labo bom de empreender é se sentir realizada, "saber que foi você que desenhou, mesmo que em um papel de guardanapo, ou em várias páginas de caderno, não importa, é a sua visão de mundo, é o que está dentro de você". E que o lado ruim é não saber dizer não e ser o centro das atenções, "os brancos e os esquecimentos, as reuniões e imprevistos também são coisas ruins, mas administráveis", comenta.
Além das perguntas que fizemos para a Tatiane, pedimos que ela deixasse uma mensagem para os nossos leitores e segue:
"Eu indico um livro chamado Pai Rico Pai Pobre, que, sem dúvida, é a história que motiva qualquer empreendedor e me motivou muitas vezes em diversos caminhos dentro do ônibus para ir à faculdade. Com essa leitura o tempo se tornava relativo, e a inércia passava quase que despercebida".
Se você se animou com essa história de hoje e quer se atualizar, nosso Blog indica: o Senac oferece um curso de Brigadeiro Gourmet, os alunos se capacitarão na preparação de brigadeiros tradicionais e gourmet utilizando ingredientes diferenciados, além de aprender a manipular os alimentos.
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