Hoje vamos falar de uma marca que está em destaque na mídia, a Los Paleteros. Isso se justifica pelo forte trabalho de comunicação e a inovação de produtos em um setor consolidado. Pioneira no segmento de franquias de paletas mexicanas, a Los Paleteros conta sua história em uma entrevista exclusiva para o nosso Blog.
Entre 2003 e 2013 o Brasil aumentou 86,1% o seu consumo de sorvetes, de 685 milhões para 1,244 bilhão de litros. Muito em função do incremento do poder aquisitivo das classes C e D e a maturação do mercado. Além disso, houve um consumo elevado de sorvetes fora de época ou da sua sazonalidade (segundo a ABIS - Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes). “Essa mudança cultural é lenta, mas tem surtido efeito, até em dias de frio ou de chuva há pessoas tomando sorvete hoje”, comenta o presidente da ABIS, Eduardo Weisberg.
Paleta sabor Maracujá com Leite condensado |
Acompanhando a mudança de comportamento do consumidor, os sócios da Los Paleteros, Gilberto Verona e Gean Chu, identificaram uma brecha no mercado."Buscávamos há algum tempo novas ideias para
criar uma empresa com grande potencial de impacto. Por sermos ambos da área de
tecnologia, achávamos que abriríamos uma empresa nesta área, mas, verificamos que o mercado de sorvetes Premium
apresentava grande crescimento nos últimos anos. Estudando um pouco mais sobre esse mercado,
identificamos que nenhuma das empresas existentes estavam explorando o conceito de um
produto mais natural, mais saudável. Disseram os sócios.
Paleta mais vendida, sabor Morango com Leite condensado |
Apesar de importar o conceito do México, os sócios explicam que as paletas da Los Paleteros são diferentes das mexicanas. "Lá, as paletas são produtos de baixo valor agregado, em geral, são feitas em pequenas empresas familiares, de modo artesanal, mas com o objetivo de sempre baratear o produto. Trouxemos esse conceito caseiro ao Brasil focando em um mercado Premium, ou seja, na qualidade dos ingredientes, design, arquitetura e atendimento diferenciado. Também focamos na percepção de qualidade do cliente, não apenas do produto, mas de toda a experiência de compra", dizem os sócios.
Paleta sabor de Trufa de Chocolate |
Ilustração mostra a diferença entre os palitos |
Como eu disse no começo dessa matéria, a Los Paleteros teve muito cuidado com sua comunicação e criou 3 personas para interagir com os clientes nas redes sociais e também para identificar a marca em outros formatos publicitários. "Esses
personagens simbolizam alguns conceitos da Los Paleteros. Emiliano representa
nosso rigor na seleção das melhores matérias-primas para nossas paletas,
Alejandro é o nosso mestre paletero, e simboliza a criatividade que trazemos em
nossos sabores e marca, e Santiago é o simpático vendedor, que representa a
qualidade do nosso atendimento. Nossos personagens possuem perfis próprios nas
redes sociais, e conversam sobre os mais diversos assuntos com nossos clientes,
trocando ideias sobre novos sabores, sugestões de novas lojas e etc", comentam.
Duas das três personas criadas pela marca Los Paleteros |
Com todo esse sucesso há muitos interessados em adquirir uma unidade da Los Paleteros, seja no formato de loja ou quiosque. A empresa chegou a receber mais de 5 mil pedidos para adquirir uma unidade, só em dezembro, mas poucos são aprovados. Isso por que a empresa realiza um processo criterioso de seleção dos currículos e do perfil comportamental dos interessados. "A operacionalização de nossas franquias é muito simples, tendo em vista
que nossos franqueados recebem produtos prontos para serem comercializados,
focamos todo nosso treinamento em qualidade de atendimento, para entregar aos nossos clientes finais uma verdadeira experiência de consumo. Para isso,
contamos com uma equipe de treinamento bem estabelecida, bem como consultores
de campo, que viajam por todas nossas unidades periodicamente avaliando o
desempenho de cada franqueado e orientando sobre melhorias. Contamos também com
uma empresa terceirizada que realiza uma visita de cliente oculto em
todas nossas unidades, para termos uma visão imparcial de nossos clientes
acerca da qualidade do atendimento de nossas franquias", disseram.
Quem ficou interessado, anota aí o investimento e outras informações para adquirir uma unidade:
Investimento inicial: R$ 250 mil para loja / R$ 140 mil para
quiosque – não inclui a taxa de franquia e capital de giro.
Taxa de franquia: R$ 70 mil.
Capital de giro: R$ 75 mil para loja / R$ 50 mil para quiosque.
Royalties: 8% sobre o faturamento bruto.
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto.
Área mínima: 80 a 120 m² para loja / 6,6 a 12 m² para quiosque.
Nº de funcionários: 6 colaboradores para loja / 4 colaboradores
para quiosque.
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil.
Lucro líquido médio mensal: Não divulgam.
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses.
Prazo de contrato: 36 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário