Visualizações do Blog

Publicidade

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PÃO TO GO - Padaria Drive-Thru? Eu quero!

Por Adriana Ribeiro

Voltando um pouquinho no tempo, em 24 de janeiro de 1975 na cidade de Sierra Vista no Estado do Arizona, Estados Unidos, uma empresa de fast food testou o sistema de Drive-Thru pela primeira vez. Isso por que um grupo de soldados americanos precisava se alimentar e não podiam entrar uniformizados nos estabelecimentos comerciais. Pronto, a partir daí surgiu o famoso sistema de atendimento que uniu o conceito de comida rápida com entrega rápida, da hoje famosa rede McDonald's. 

E se alguém aproveitasse essa ideia e a adaptasse para as necessidades dos dias de hoje? Digamos com algo que comemos todos os dias, mas a pressa cotidiana nos impede de ficar em longas filas nos pontos de venda. Bom, alguém teve essa ideia, foi o Tom Ricetti e ele criou o formato de negócio de Padaria Drive-Thru, a Pão to go.  Tom concedeu uma entrevista para o nosso Blog e vamos contar como ele começou e como chegou a 51 unidades no sistema de franquia.
Logomarca da Pão to go
Tom teve que assumir os negócios da família muito cedo, quando tinha 17 anos. Além disso, a vontade de empreender veio de berço, "o empreendedor é um criativo, teimoso! que não apenas tem uma ideia, vê uma inovação ou pensa em novos negócios...mas aquele que além disso, rala para por isso tudo em prática!", comenta. E com esse pensamento, Tom diz que não escolheu nem esse ramo nem o negócio em si, ele simplesmente identificou a oportunidade e correu atrás dela, "vejo oportunidades e vou atrás delas, seja com o que for e onde for. Em breve vou ser o maior padeiro do Brasil, quem sabe do mundo, sem nunca ter feito um pão", idealiza Tom.

Unidade da Pão to go
Pão to go foi idealizada quando Tom foi comprar pão, a pedido de sua esposa. Levando o filho de 2 anos e o cachorro no carro e com muita pressa para comprar o pão e voltar para a casa, Tom possou por quatro padarias com filas que saiam pela porta. Quando finalmente encontrou um lugar para estacionar e comprar o pão, demorou uma hora e meia na fila. Nesse momento um pensamento veio a sua cabeça, por que não existe uma padaria drive-thru? "e cheguei a conclusão, que não existia, porque a pouco tempo atrás, uma Padaria Drive Thru era inviável, pois não tínhamos várias facilidades que temos hoje, como pães que recebemos congelados, frios fatiados e embalados e fornos mais modernos", diz Tom.

Depois de comentar a ideia para um amigo e este ter comentado com o seu cunhado, o mesmo disse que se interessou muito pela ideia e que queria comprar uma franquia. Depois de três meses, Tom montou o formato da empresa e abriu a primeira unidade da Pão to go

Foto tirada da Fan Page da Pão to go
A empresa tem apenas nove meses de existência, cerca de 30 produtos no seu cardápio e contou com recursos próprios e com parcerias de grandes fornecedores, esquecidos pelas padarias tradicionais, para ser concretizada, "realizamos parcerias com grandes empresas do setor, e conseguimos isso, porque as padarias tradicionais estavam dando pouca atenção para esses fornecedores. Hoje o negócio deles é vender produtos com maior valor agregado, como sanduíches, caldos, doces, almoços, revistas, adega e deixaram os produtos realmente de padaria em segundo plano", aponta Tom.

O lado ruim de empreender, de acordo com Tom, é a burocracia e os impostos pagos no Brasil, "hoje demoramos mais para obter licenças de construção e de funcionamento do que a obra da loja. Já o lado bom de empreender é poder facilitar a vida das pessoas e "fazer coisas por um bem maior....hoje considero TEMPO muito mais importante que Dinheiro, de que adianta o dinheiro se você não tiver tempo....então faço isso pensando em mim também, que sou pai e marido e não vejo a hora de chegar em casa", declara Tom.

Foto retirada da Fan Page da Pão |to go
E para finalizarmos, nosso entrevistado deixou uma mensagem para vocês:


"Empreenda por prazer, empreenda por algo maior que o dinheiro, se for apenas pelo lucro, certamente você vai desistir, pois o caminho é árduo, mas o caminho é apenas o meio e o fim SEMPRE justifica os meios, mesmo que nesse meio, falem que você é louco e que nunca vai dar certo. 
Acredite contra tudo e contra todos e siga em FRENTE!!!"

Com essa mensagem inspiradora, terminamos o post de hoje e gostaríamos de receber seus comentários, escrevam para nós ;) Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário