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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SCUP - Ideia que aproximou empresas aos resultados nas mídias sociais

Por Adriana Ribeiro

Sabemos que os novos formatos digitais de comunicação, como as mídias sociais, mudaram ou permitiram um melhor relacionamento entre as pessoas, com as notícias do dia a dia e principalmente com as marcas. Hoje podemos dar nossa opinião e ela chega até as marcas de forma mais aberta, com isso qualquer um pode ver essa opinião e ser influenciado na hora de comprar um produto ou adquirir um serviço.

Pensando nisso e em diversas outras questões de como as marcas podem se relacionar melhor com seus clientes, seja através do SAC, no engajamento das pessoas para interagir com conteúdo social e o principal: a mensuração de tudo que estiver relacionado com a sua marca levantado de forma eficiente, está mudando a forma com que as marcas estão enxergando as mídias sociais. Esse é o negócio do Scup, empresa entrevistada de hoje no nosso Blog ;)


Imagem da Fan Page da empresa Scup
Scup idealizou uma plataforma digital que mensura diversos dados e resultados nas mídias sociais, mostrando para as empresas caminhos para tomada de decisões, como melhorar o relacionamento com seus clientes e enxergarem novas opções de negócio.

Entrevistamos Diego Monteiro, cofundador do Scup e autor do livro "Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO".
Diego conta que entrou no mundo do empreendedorismo quando percebeu que não se encaixava mais na realidade de funcionário das empresas. "É um ambiente muito alienante, em que se você quiser participar de tudo, é ruim (dizem que você não tem foco). Além disso, a ideia de que uma empresa existe para dar lucro gera um ambiente com pouco significado", comenta.


Imagem da Fan Page da empresa Scup
Além disso, Monteiro disse que a ideia para o negócio não se encaixou dentro dos formatos pré estabelecidos para empreender, ou seja, não foi por necessidade nem oportunidade, "era apenas a única alternativa por ser uma pessoa muito crítica", disse.

O segmento digital entrou na vida de Diego quando ele foi influenciado por seu "mentor de empreendedorismo" (Diego não menciona o nome dessa pessoa), que foi um dos precursores do e-commerce no Brasil. O amigo e sócio Renato Shirakashi fez o mesmo curso de computação que Diego, o que acabou sendo uma via inevitável para os dois.

Como todo negócio, a ideia de ter uma ferramenta mais completa para o mercado de mídias sociais foi validada e testada no mercado, tudo isso enquanto o Diego, Renato e outro sócio, Gustavo Zaiantchick, ainda trabalhavam em uma agência de mídias sociais. A intenção "era ter um trabalho mais eficiente, mais automatizado", comenta Diego.


Imagem da Fan Page da empresa Scup
Em 2009, a ideia de negócio do Scup saiu do papel no formato que hoje chamamos de "Lean Startup", um protótipo que testa a viabilidade de um produto de acordo com as respostas dos clientes. "O fato de já termos um bom relacionamento com dezenas de empresas e também de já sermos conhecidos na época dentro do mercado de mídias sociais, por termos fundado a rede social Via6, em 2005, contou muito", diz Diego.

Monteiro também frisa que o processo de idealização do seu protótipo de negócio deve ser tratado de forma sigilosa e que o processo para conseguir um investidor deve ser uma consequência e não a finalidade da sua ideia. "O Jim Collins, um guru de management na ocasião da bolha da Internet (no ano de 2000) dizia que o problema das empresas da Internet é que elas não eram "feitas para durar" mas sim "feitar para rolar"... Infelizmente, o que aconteceu em 2000 não adiantou de nada e hoje vivemos esse momento mais que nunca!"

Scup não contou com parcerias nem reservas próprias, que geralmente é como se inicia um negócio. Diego conta que a empresa surgiu de um desdobramento de outro projeto, a Direct Labs, agência de mídias sociais. A estrutura foi absorvida junto ao caixa que existia de clientes ativos.


Imagem da Fan Page da empresa Scup
Diego deixou uma mensagem caprichada para vocês:

"Não fique aí divulgando seu protótipo sem ser para o público-alvo. Esse processo é seu e dos seus futuros-clientes... Reflita muito bem se você quer gerar "valor para o mundo" ou "conseguir valor do investidor". Se for a segunda opção, a sua trajetória de empreendedor será curta e você precisará ser muito bom em "marketing pessoal". Saiba diferenciar quem é palestrante / bom comunicador de quem é empreendedor de fato. Se alguém dá palestra toda semana, sobre empreendedorismo e está em todos eventos "será possível que ela toca um negócio e / ou tem tesão por ele?"

Scup ainda conta com treinamentos gratuitos para a utilização da sua ferramenta mediante inscrição no site www.scup.com/pt , sendo presencial ou online com a carga horária de 4 horas. Além disso, seu portal traz atualizações sobre o mercado digital que pode ser consultado no blog Ideias Scup, segue o link: http://ideas.scup.com/pt/.

Gostaram da matéria de hoje? Ficaram inspirados? Comentem...

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