Estamos presenciando a vinda de vários eventos ao Brasil, em especial os eventos esportivos. Além disso, tivemos um aumento considerável no setor de construção e esses dois fatores estão colaborando para o aumento do segmento do paisagismo urbano, o que inclui um setor de mercado, o comércio de plantas e flores ornamentais.
Hoje a oferta desses produtos é grande principalmente com a expansão dos canais de venda em supermercados, os "garden centers" e no comércio online. E esse mercado ainda pode crescer muito, de acordo com o Sebrae o consumo de plantas e flores na Europa, por pessoa, é de U$ 70 a U$ 100 dólares por ano e no Brasil é aproximadamente de U$ 11 dólares no mesmo período.
Podemos considerar que o uso das plantas e flores são também muito requisitados em eventos, casamentos, decoração de empresas, escritórios e paisagismo de novos empreendimentos imobiliários. O faturamento desse setor cresceu de 2010 para 2012, de R$ 3,8 bilhões para R$ 4,5 bilhões, também de acordo com o Sebrae.
Logomarca da empresa A Bela do Dia |
Marina e Tatiana nos contaram que a necessidade de empreender sempre esteve presente em suas vidas. Tatiana diz que a família é empreendedora e que não se via em uma grande empresa. Já Marina sentiu falta de algo a mais nas empresas em que trabalhou, mas também teve apoio e se espelhou muito em amigos que já são empreendedores, "os mais próximos tinham lojas e restaurantes e eu comecei a ver que abrir meu próprio negócio não era tão irreal", conta.
Foto do Ateliê da A Bela do Dia, com Marina e Ana Helena |
Um dos produtos da A Bela do Dia |
A Bela do Dia vende flores em pequenos vidros e faz as entregas de bicicleta. Hoje eles entregam encomendas para presente e fazem assinatura mensal, em que a pessoa recebe um
vaso maior por um preço fixo. As regiões atendidas são Pinheiros, Vila Madalena, Vila
Beatriz, Jardins, Jardim Paulistano, Vila Olímpia, Vila Nova Conceição e Moema. "Dentro desses bairros ainda somos limitadas por subidas. Não chegamos na
Alameda Santos, por exemplo", comentam.
O lado bom de empreender, de acordo com as idealizadoras da A Bela do Dia, "é a emoção, o desafio, é tentar ser mais feliz". O lado ruim é ter que lidar com o medo, "passamos por momentos de muita ansiedade e insônia, mas eles valem
a pena".
A bicicleta da A Bela do Dia |
E como já é de costume pedimos para as meninas deixarem uma mensagem para os nossos leitores: "Sejam corajosos e não desistam diante de pequenos problemas."
Gostaram da ideia? Ficaram inspirados? Anotem tudo, mas não esqueçam de tirar do papel!