Lembra de quando você ia na vídeo locadora pertinho da sua casa no final de semana e alugava um filme? Muitas vezes você se deparava com uma fila enorme ou muitas pessoas disputando as poucas unidades de DVD. No final você acabava numa prateleira vazia com um filme na mão que você não queria ver, e não tinha outra opção, e você pensava "então vai esse mesmo :( ".
Foto: gettyimages
Mas isso acabou, pelo menos não encontro mais as várias locadoras que existiam perto da minha casa, nossa! uma maior que a outra!
E sabemos que isso acabou por causa do boom da pirataria e esse formato perdeu ainda mais espaço com o surgimento de um novo jeito de assistir filmes em casa, a locação online.
A União Brasileira de Vídeo, UBV, apontou que em 2005 haviam cerca de 14.000 locadoras no Brasil (vejam só, o que eu disse logo acima, era uma em cada esquina) e dados recentes de 2012 mostram que esses números caíram para 4.000, uma redução de 71%. Tudo isso foi sacramentado pelas transformações do meio digital, dentre eles, os downloads, YouTube e troca de arquivos digitais entre amigos.
Gente, mais isso não é ruim não! Pelo menos temos como alugar um lançamento sem se preocupar que as cópias irão acabar nas locadoras. Demais! ;)
Aí é que entra a loja online mundialmente conhecida como Netflix.
Fundada pelo também membro do conselho de diretores do Facebook, Reed Hastings. Ele começou com a locação de filmes enviados por correio em 1997 e a partir daí vem mudando o jeito de assistir filmes.
Em 2006 a empresa divulgou 100 milhões de classificações anônimas de filmes, com uma a cinco estrelas, o maior conjunto de dados já divulgados. Já em 2007, a Netflix apresentou o conceito de transmissão instantânea (streaming), que permite a seus assinantes assistir online a séries e filmes em seus computadores.
No ano seguinte, ela formou parceria com as empresas Microsoft, Apple e decodificadores de TV para ampliar sua transmissão. Depois de um ano, em 2009, a Netflix já tinha parceria com o PS3, da Sony, e Tvs com conexão à internet. Em 2010, já estava disponível no iPad, iPhone, iPod Touch, da Apple e Nintendo Wii.
Hoje a Netflix tem cerca de 36 milhões de assinantes, distribuídos em 40 países, que usam a internet para assistir seus filmes e seriados favoritos. Interessante esse tipo de negócio, não? Comodidade, fácil acesso e muitas opções de produtos é a receita de sucesso da Netflix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário