Olá pessoal, estive sumida por um tempinho devido ao novo projeto de vida que iniciei. Resolvi colocar em prática alguns sonhos empreendedores que compartilhava com vocês. Atualmente sou sócia da Esmalteria Nacional, rede de franquias de Nail Bar, a maior do mundo.
Depois de dez meses de experiência a frente desse projeto resolvi voltar a escrever sobre o assunto e contar como está sendo minha experiência.
Escolhi o modelo de Franquia por ser mais seguro, principalmente para iniciantes como eu, que não tinha experiência em como montar um negócio próprio e estruturá-lo para entrar no mercado. O modelo de franquia se propõe a trazer todo o know how necessário para o franqueado usufruir, de forma que seu negócio tenha embasamento sólido e inicie com maiores chances de dar certo. Porém, não se pode pensar que o simples fato de seu negócio fazer parte de uma franquia, que ele caminhará sozinho. É preciso ter muita dedicação e envolvimento para poder fazer todas as alterações necessárias para a realidade do seu público.
Isso é muito importante pessoal, ter noção de que mesmo com todo o suporte que a franqueada possa trazer, você é quem está no dia-a-dia do seu negócio e sabe a realidade dele. Então se tiver que investir em um determinado serviço e não em outro, faça! Se tiver que divulgar numa mídia X e não Y, arrisque! E "arriscar" é a palavra-chave do empreendedor. Com a instabilidade financeira atual sempre batendo na sua porta, cada dia é preciso para pensar diferente, fazer novos testes, mudar rumos e se reinventar. Nunca, em toda minha vida, precisei reinventar tanto o meu trabalho e minhas ações para alcançar meus objetivos. Mas isso é sempre revigorante e desafiador! Esse é o verdadeiro dia-a-dia para quem lida com seu próprio negócio (mesmo que seja só a sócia minoritária, sou dona também ;).
Dentro de qualquer coisa que você faça ou pretenda fazer, como empreendedor, o fator "interesse no seu serviço ou produto" tem que ser alto. Diante dos grandes desafios que você enfrenta diariamente, somados ao baixo interesse no negócio que você faz, seu sonho empreendedor irá virar um pesadelo. Não escolha seu negócio pelo tamanho do retorno financeiro que ele dará e sim pelo tamanho do prazer que ele pode te proporcionar. Isso é muito real! Você atenderá melhor seus clientes e eles vão voltar, porque seus olhos brilham, porque você passa confiança, porque você domina o assunto. Nossos clientes percebem tudo isso e sempre vão escolher um lugar para poder desfrutar de bons momentos e não maus, concordam?
E como dica final: continuem estudando! Isso serve para tudo na vida, não só para empreendedores. Saber novas linguagens para divulgar seu negócio, novos produtos para incrementar seu serviço, vai te fazer sair do lugar e virar referência no que você faz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário